CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL MORFOFUNCIONAL EM ATLETAS DE VOLEIBOL SENTADO DA SELEÇÃO BRASILEIRA JÚNIOR
Palavras-chave:
Voleibol, força, velocidadeResumo
O objetivo do presente estudo centra-se em estabelecer as características morfofuncionais, a força de preensão manual e a velocidade dos membros superiores de atletas paraolímpicos de voleibol integrantes da Seleção Brasileira Júnior. No Brasil, percebese, grande carência de estudos e informações acerca dos aspectos relacionados ao perfil dos atletas paraolímpicos desta modalidade. Normalmente, encontram-se adaptações e/ou formulações de autores sobre praticantes do voleibol tradicional. Para a elaboração deste trabalho considerou-se uma amostra de 9 indivíduos com a média de idade de 21,4 ± 2,05, com a média de altura de 1,79 ± 7,76 e a média do peso sem prótese foi de 63 ± 5,66. Todos são integrantes da Seleção Brasileira Paraolímpica Júnior de Voleibol Sentado. Os testes foram realizados no 2º Mundial Júnior de Voleibol Paraolímpico de 2007. Em função da análise dos resultados, concluímos que o atual grupo não apresentou diferenças estatisticamente significativas nas características morfofuncionais.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL MORFOFUNCIONAL EM ATLETAS DE VOLEIBOL SENTADO DA SELEÇÃO BRASILEIRA JÚNIOR. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3663