ESCOLAS MUNICIPAIS DE TERESINA-PI: UM ESTUDO COM OS PROFESSORES ENVOLVIDOS.
Palavras-chave:
Atletismo, conteúdo escolarResumo
O estudo de natureza qualitativa do tipo descritivo analítico teve como objetivo investigar o atletismo como conteúdo de Ed. Física nas escolas municipais de Teresina-PI. A população foi de 23 professores de Educação Física de Teresina-PI, em 32 escolas investigadas, correspondendo a 30% de um universo de 96 escolas municipais. A amostra foi do tipo probabilística estratificada proporcional por escolas municipais, sendo selecionada de forma aleatória. Para coleta de dados foi utilizado um questionário com intuído de coletar informações referentes aos dados de identificação (sexo, idade, salário); atividades desportivas (voleibol, basquete, atletismo, futebol, handebol) praticadas; participação em competições escolares municipais e estaduais; material. O instrumento foi aplicado individualmente pelos pesquisadores. Em função da natureza analítica e descritiva do estudo, foram utilizados procedimentos paramétricos de análise, porcentagem. Os resultados indicaram que 9 escolas de 1ª a 4ª série não tem professor de educação física. Dos professores que ministram a disciplina 86% (n=20) são formados. Referente ao conteúdo desportivo ministrado, 74% (n=17) é voleibol e 56% (n=13) é futebol. O atletismo não foi citado. Nas competições do município 39% nove das escolas participam, sendo que 22% cinco na modalidade de atletismo, 13% três de voleibol e 3 (13%) de futebol. Quanto ao material 61% (n=14) declararam ter material, 43% (n=10) ser suficiente e 56% (n=13) que o espaço físico é adequado. Percebeu-se uma falácia no discurso dos professores que sugeriram mais material e espaço para a prática de atletismo. Conclui-se que caberia à esses profissionais maior atenção com o desenvolvimento das habilidades motoras básicas dessas crianças. Percebeu-se que o aluno pode estar praticando a modalidade em competições sem a devida orientação. Por fim, cabe-nos pensar que esse fato pode estar ligado à formação do profissional, abrindo questionamentos para futuros trabalhos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ESCOLAS MUNICIPAIS DE TERESINA-PI: UM ESTUDO COM OS PROFESSORES ENVOLVIDOS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3657