PERFIL DAS ALTERAçõES MIO-ARTICULARES EM FUNCIONáRIOS DE DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DAS EMPRESAS DO RAMO DE MAçã DA CIDADE DE FRAIBURGO-SC.
Palavras-chave:
Alterações Mio-Articulares, Departamento de Recursos Humanos, Empresas de MaçãResumo
INTRODUÇÃO: Os distúrbios músculo-esqueléticos são afecções que podem acometer músculos, tendões e bolsas articulares, atingindo principalmente os membros superiores, região escapular e pescoço. São decorrentes de trabalhos onde existem movimentos contínuos, repetitivos e manutenção de posturas inadequadas, sem que aja tempo viável para a recuperação do músculo solicitado. OBJETIVO: O presente estudo buscou verificar a incidência, a sintomatologia e as regiões anatômicas mais acometidas, além das principais posturas e movimentos adotados durante a jornada de trabalho e do índice de absenteísmo provocado pelos distúrbios músculo-esqueléticos em funcionários de departamento de recursos humanos. MÉTODOS: Os dados foram coletados através de questionário, formulado com base nos instrumentos usados nos estudos de Massambani e Pereira. Também utilizou-se a Escala CR10 de Borg para mensurar o nível de dor. Estes instrumentos foram aplicados em 9 empresas, totalizando 46 sujeitos que trabalham no referido setor. RESULTADOS: Através dos dados obtidos conclui-se que a incidência das alterações mio-articulares foi de 15,56%, com prevalência do gênero feminino (57,14%). As regiões anatômicas mais afetadas foram: punho, mãos, ombro, pescoço e coluna lombar. Os principais sintomas incluem: queimação, fadiga e dor latejante, que são sentidos principalmente no final do expediente. As principais mudanças no comportamento dos funcionários são: ansiedade, fadiga física, irritabilidade e nervosismo sendo que a maioria não pratica nenhum tipo de atividade física. O nível de dor mensurado nos sujeitos varia de absolutamente nada até dor nível 6. As principais posturas e movimentos que ocorrem durante o trabalho são: movimentos repetitivos com punho e mãos, rotação de tronco sentado, apoio de cotovelo na mesa, flexão do pescoço, uso de técnicas manuais e manutenção de postura estática por longos períodos. O índice de absenteísmo foi zero. CONCLUSÃO: Parece oportuno estabelecer medidas preventivas como ginástica laboral e análise ergonômica dos postos de trabalho, a fim de minimizar os eventuais problemas surgidos pela atividade laborativa.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PERFIL DAS ALTERAçõES MIO-ARTICULARES EM FUNCIONáRIOS DE DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DAS EMPRESAS DO RAMO DE MAçã DA CIDADE DE FRAIBURGO-SC. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3649