JOGO - UM SISTEMA ADAPTATIVO COMPLEXO
Palavras-chave:
la complejidad, la Teoría del Sistema, el juego del perfil altoResumo
A complexidade é a abordagem sistêmica dos fenômenos, que reforça a interação entre as partes e o todo, abandona o reducionismo que tem pautado a investigação científica em grande parte de seus campos, dando lugar à criatividade possibilitando a emergência de comportamentos imprevisíveis e processos de auto-organização. O objetivo deste artigo é apontar o jogo de alto rendimento como um Sistema Adaptativo Complexo a partir da organização das equipes que o integram, segundo a estrutura de referência proposta por de Axelrod & Cohen. Destacamos que os jogos como os sistemas adaptativos complexos são alimentados por três processos essenciais: Variação, Interação e Seleção. Estes fornecem um conjunto de conceitos entrelaçados que geram ações produtivas no sistema que não pode ser plenamente compreendido e controlado por sua complexidade, mas oferecem recursos e oportunidades para perceber suas bases estruturais e permitir o seu desenvolvimento através da intervenção ponderada. Os sistemas adaptativos complexos são considerados em termos de populações de agentes que ao usarem estratégias e artefatos interagem entre si e com o meio de forma proposital ou não. Estes agentes (atletas, árbitros, técnicos, torcidas) podem ser os mais evidentes em uma partida enquanto, (roupeiro, fisioterapeuta, preparador físico, nutricionistas...), podem não ser visualizados pelo grande público, mas que pela capacidade de interação entre si e na efetivação de suas estratégias específicas determinam o grau de obtenção do sucesso da equipe em um jogo ou campeonato .Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
JOGO - UM SISTEMA ADAPTATIVO COMPLEXO. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3647