CORPO EM RISCO SOCIALIZADO PELO LE PARKOUR: DO TREINAMENTO AO ÊXTASE DO EQUILIBRIO.
Palavras-chave:
corpo, risco, Le ParkourResumo
Os esportes de risco calculado provoca um fascínio no imaginário dos praticantes, estando presente no cotidiano das metrópoles. O presente trabalho tem por objetivo discutir o corpo em risco na prática do Le Parkour. Para isso procuramos compreender o corpo na perspectiva da natureza, que é visto como algo perigoso e ofensivo pela civilização, devendo ser dominado, domesticado, apaziguado. A partir daí procuramos entender o corpo em risco dos praticantes do Le Parkour que se deslocam com rapidez em direção a diferentes obstáculos. O esporte surgiu na década de 80 na França quando dois jovens decidiram colocar em prática seus ensinamentos de ginástica e de artes marciais pelas ruas de Lisse. O estudo de natureza qualitativa analisou discursos da internet de praticantes no site Orkut, das comunidades de Caxias, Ilha do Governador, Florianópolis, Tobu no Rio de Janeiro por meio da técnica da AD de Eni Orlandi (2003). Numa análise preliminar os discursos nos dão indícios de que a prática do Parkour significa uma forma de abrir outros caminhos no mobiliário urbano das metrópoles, e que vencer o medo para esses praticantes transcende a necessidade do domínio da técnica dos movimentos e da autosuperação. A concentração e a repetição em obstáculos baixos durante os movimentos parece ser a base do treinamento dos corpos e da mente.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CORPO EM RISCO SOCIALIZADO PELO LE PARKOUR: DO TREINAMENTO AO ÊXTASE DO EQUILIBRIO. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3631