RELAÇÃO ENTRE A FORÇA MUSCULAR DE PORTADORES DE OSTEOARTROSE E O GRAU DE COMPROMETIMENTO ARTICULAR
Palavras-chave:
Osteoartrite, Joelho, Força, BiomecânicaResumo
Os portadores de osteoartrose de joelho apresentam fraqueza muscular especialmente em extensores e flexores, ou seja, músculos que são considerados motores primários de muitas atividades funcionais. Objetivos: Neste trabalho avaliamos o torque concêntrico e excêntrico de flexores e extensores de joelho em portadores de osteoartrose de joelho e relacionamos com o grau de comprometimento articular. Metodologia: A amostra foi constituída por 12 sujeitos, 7 mulheres e 5 homens, com média de idade de 61,08 ±3,82 anos. O torque máximo foi obtido através do dinamômetro isocinético (Kin-Com) na velocidade angular de 60°/s, o grau de comprometimento articular foi obtido através da análise do exame radiográfico por um médico radiologista que seguiu a graduação radiológica de Kellgren-Lawrence. Resultados: Comparando, separadamente, os graus de comprometimento articular 2 e 4 ou 3 e 4 no membro inferior direito e os graus 1 e 2 no esquerdo, visualizamos que com o aumento do comprometimento articular dos portadores ocorre diminuição na média do torque máximo, porém esta relação não demonstra diferença estatisticamente significativa. Na relação entre o torque máximo e o grau de comprometimento articular unilateral, os valores obtidos de TQC, TQE e TIE são maiores no membro acometido. Conclusões: Os resultados desta pesquisa denotam redução de força em portadores de osteoartrose, porém não podem ser considerados conclusivos por se tratar de uma amostra pequena e com elevada variabilidade, necessitando assim de futuras investigações.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
RELAÇÃO ENTRE A FORÇA MUSCULAR DE PORTADORES DE OSTEOARTROSE E O GRAU DE COMPROMETIMENTO ARTICULAR. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3621