ANÁLISE DO ESTADO DE HUMOR DE ATLETAS IRONMAN E INCIDÊNCIA DE FATORES DE RISCO PARA SÍNDROME DO EXCESSO DE TREINAMENTO FÍSICO.
Resumo
A síndrome de excesso de treinamento (SET) é um problema considerado comum entre atletas devido às oscilações e desequilíbrios recorrentes dos ajustes entre treinamento, competições e recuperação física. O estudo teve como objetivo analisar o estado de humor de triatletas Ironman e a incidência de fatores de risco para a síndrome do excesso de treinamento físico. A amostra foi composta por 30 atletas amadores pertencentes a uma equipe de Florianópolis, independentemente de sexo e idade, que completaram a prova de Ironman em 2007. O instrumento utilizado para a avaliação dos atletas foi a Escala de Humor de BRUMS, onde se utilizou como referência o percentil 50. A escala de humor foi aplicada em sete momentos diferentes escolhidos de acordo com o período de treinamento: no pico de maior volume de treinamento; antes e após o treino de meio Ironman; no dia que antecedeu a prova esportiva; no dia posterior a competição; cinco dias e doze dias após o evento. Os resultados demonstraram que a maioria dos atletas apresentou alterações acima do percentil 50 (P50) nos seguintes fatores: A) No pico de treinamento: fadiga (P51-P75), raiva (P52-P91) e vigor (P52-P70). B) Antes do treino: fadiga (P51-P93) e vigor (P52- P70). C) Após o treino: fadiga (P51-P96). D) No dia que antecedeu a prova esportiva: vigor (P52-P70) e tensão (P52-P67). E) No dia posterior a competição: fadiga (P51-P86) e vigor (P52-P70). F) Cinco dias e Doze dias: vigor (P52-P70). A incidência de fatores de risco para a SET foi de 16,6%. Conclui-se que a equipe apresentou oscilações de humor adequadas ao volume de treinamento, mostrando boa recuperação física e psicológica antes e após a competição.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANÁLISE DO ESTADO DE HUMOR DE ATLETAS IRONMAN E INCIDÊNCIA DE FATORES DE RISCO PARA SÍNDROME DO EXCESSO DE TREINAMENTO FÍSICO. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3600