CAPACIDADE FÍSICA DE ESCOLARES DE DIFERENTES NÍVEIS SÓCIO-ECONÔMICOS DO MUNICÍPIO DO RIO JANEIRO
Palavras-chave:
adolescentes, capacidade física, nível sócio-econômicoResumo
O objetivo deste estudo foi analisar a capacidade física de escolares do sexo masculino das redes de ensino pública (Epu) e particular (Epar), em algumas regiões do município do Rio de Janeiro. O nível sócio-econômico dos alunos foi determinado de acordo com a característica da escola (pública ou particular). Foram analisados 103 escolares, sendo 56 meninos da Epar (12,55 ± 1,09 anos) e 47 da Epu (12,45 ±1,50 anos). Foram mensuradas a massa corporal total e a estatura a fim de caracterizar a amostra. Foram utilizados testes motores que analisaram a capacidade física (seguindo o padrão Eurofit): força abdominal; preensão manual; shutle run endurance; shutle run; sentar e alcançar; equilíbrio do flamingo; teste da régua; tapping test; suspensão na barra e impulsão horizontal. A análise estatística foi realizada no programa Excel (Microsoft, 2003) e o teste t-Student não pareado foi empregado na comparação entre os grupos (p 0,05). Os resultados encontrados não apresentaram significância estatística para as variáveis: idade, massa corporal total e estatura (apontando um desenvolvimento físico semelhante entre os grupos). Em relação aos testes motores foram encontradas diferenças estatisticamente significantes apenas para o teste de sentar e alcançar (p=0,02) e o teste da régua (p=0,02), ambos com valores favoráveis ao grupo da Epar. Conclui-se que os alunos das Epar apresentaram maior flexibilidade do quadril, dorso e músculos posteriores dos membros inferiores e melhor tempo de resposta, comparados aos alunos da Epu. Desta forma constata-se que a condição sócio-econômica promoveu diferenças morfofuncionais evidentes apenas para estas duas capacidades físicas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CAPACIDADE FÍSICA DE ESCOLARES DE DIFERENTES NÍVEIS SÓCIO-ECONÔMICOS DO MUNICÍPIO DO RIO JANEIRO. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3558