PóLIPO ANTROCOANAL INFANTIL: ASPECTOS EDUCACIONAIS E SOCIAIS
Palavras-chave:
Criança, Pólipo antrocoana, aspectos sociais, aspectos educacionaisResumo
Atualmente é crescente a freqüência das afecções otorrinolaringológicas, que podem interferir na vida social e educacional de uma criança. Entre elas o pólipo antrocoanal (PA), em seus casos mais avançados pode abalar o desenvolvimento psicológico, educacional e social dos pacientes pediátricos. O objetivo deste trabalho é analisar e alertar acerca dos aspectos educacionais e sociais que esta doença pode mostrar. Paciente V.P. do sexo feminino, 5 anos de idade, com diagnóstico de pólipo antrocoanal (PA), com quadro obstrutivo de via aérea superior importante, associado a lesão polipóide exteriorizando-se anteriormente na fossa nasal esquerda, submetida a cirurgia e a avaliação psicológica. Esta consistiu em anamnese, aplicação da testagem projetiva (HTP) e da "Escala de Qualidade de Vida da Criança" (Autoquestionnaire Qualité de Vie Enfant Imagé -AUQEI) que destacaram que após o surgimento do PA, a paciente apresentou alterações psicológicas, sociais e educacionais e piora da qualidade de vida. Conclui-se que o PA pode trazer comprometimentos no âmbito social e educacional, inclusive na qualidade de vida da criança, onde a intervenção do educador é necessária visando a melhor inclusão e adaptação deste indivíduo na escola.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PóLIPO ANTROCOANAL INFANTIL: ASPECTOS EDUCACIONAIS E SOCIAIS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3550