OBESIDADE INFANTIL- IMC E RELATOS DOS RESPONSAVEIS
Palavras-chave:
IMC, Obesidade infantil, Envolvimento dos responsáveis,Resumo
Em países desenvolvidos, a obesidade é considerada um problema de saúde pública, e pela Organização Mundial de Saúde é uma epidemia global. O excesso de peso corporal não e só um problema estético, mas também esta diretamente ligado aos fatores de risco à saúde devido à industrialização e ao estilo de vida da população, que pode vir a caracterizar a situação como uma epidemia mundial (OMS). No Brasil, a obesidade também vem crescendo e, nas menores faixas etárias a velocidade de aumento e semelhante aos países mais desenvolvidos O presente estudo foi delineado para determinar a prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças com a faixa etária de 7 a 9 anos, estudantes de escola privada, localizada no bairro de Madureira na zona norte do Rio de Janeiro, e identificar através das informações dos pais os fatores que possam ter gerado interferencia direta ou indireta para esta obesidade. Alem da aferição do IMC foi utilizado intrumento teórico com perguntas que foram respondidas por 50 responsáveis de crianças com media de idade de 7,74+/-.0,80 anos. Possuíam o índice de massa corporal (IMC) médio de 17,90+/ -3,40kg/m2. Sendo que nas meninas não foi encontrada obesidade, mas as de 7 e 9 anos estavam acima do peso, e os meninos o mesmo, exceto os de oito anos que estavam dentro do padrão referenciado pela ABESO. No estudo para o grupo as informações dos pais relacionam a existência da influencia de seus comportamentos na existência ou não da obesidade. Suas informações perpassam que o estio de vida característico de seus filhos esta diretamente relacionado aos seus.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-12
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
OBESIDADE INFANTIL- IMC E RELATOS DOS RESPONSAVEIS. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/355