PREVALÊNCIA DE LESÕES EM ATLETAS DE HANDEBOL
Palavras-chave:
handebol, lesões, causas das lesõesResumo
Este estudo descritivo quantitativo do tipo diagnóstico teve como objetivo investigar o perfil dos atletas de uma equipe universitária de handebol quanto ao acometimento de lesões. Participaram do estudo nove jogadores com média de idade de 22,2±1,4 anos e tempo de prática de 7,1±2,7 anos. Como instrumento de medida utilizou-se um questionário validado para este fim, com 93% de validade e 100% de clareza. Os dados foram tratados com estatística descritiva (média, desvio padrão, coeficiente de variação e freqüência simples) e correlação de Pearson a p=0,05. Os resultados apontam que os locais acometidos de lesões nos atletas foram joelho (5/12), seguido pelo tornozelo (3/12), ombro (2/12), coxa (1/12) e pé (1/12). Quanto ao tipo de lesão, as citadas foram entorse (3/12), fratura (3/12), distensão (1/12), contratura (1/12) e edema (1/12). Já os mecanismos causadores de lesão mais freqüentes foram a finta (4/16), a marcação (4/16), a repetitividade dos movimentos (3/16), o arremesso (3/16), o aquecimento (1/16) e o impacto contra o chão (1/16). Alguns atletas responderam mais de uma alternativa, o que modificou a totalidade das freqüências. Não se encontrou relação entre número de lesões com o tempo de prática (r =0,39;0,27) e com a idade dos jogadores (r =0,46;0,18). Os dados obtidos mediante a percepção dos atletas, mesmo c c sendo uma equipe amadora, apontam para a necessidade de melhoria do treinamento físico, o qual propicia condições para suportar as sucessivas cargas de treinamento e de jogo ao longo da carreira atlética e, conseqüentemente, atua como um fator preventivo de lesões.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PREVALÊNCIA DE LESÕES EM ATLETAS DE HANDEBOL. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3549