PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL NO ÂMBITO ESCOLAR: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Palavras-chave:
Obesidade infantil, intervenções escolares, saúdeResumo
A evidência actual sugere que inúmeras das intervenções de dieta e exercícios para a prevenção da obesidade nas crianças não são efectivas na prevenção do aumento de peso, mas podem sê-lo na promoção de uma alimentação saudável e de maiores níveis de actividade física. Possuir demasiado excesso de peso (obesidade) pode causar problemas de saúde, psicológicos e sociais nas crianças. As crianças obesas têm uma maior probabilidade de apresentarem problemas de peso e de saúde quando forem adultos. Os programas desenhados para prevenir a obesidade centram-se na modificação de um ou mais factores considerados como promotores da obesidade. Esta revisão bibliográfica inclui estudos que avaliavam uma variedade de programas de intervenção que incluíam o incremento da actividade física e alterações alimentares, isolados ou combinados. A partir dos ensaios não existe uma evidência suficiente que prove que qualquer programa em concreto possa prevenir a obesidade nas crianças, embora as exaustivas estratégias para abordar a alteração na dieta e na actividade física, juntamente com o apoio psicossocial e a mudança ambiental, possam ajudar. Existe uma tendência por parte das intervenções mais recentes para implicar a respectiva comunidade e incluir avaliações. A investigação futura poderia avaliar de uma forma útil as alterações realizadas em benefício de toda uma população, como as melhorias no tipo de alimentos disponíveis nas escolas e na disponibilidade de lugares seguros para correr e brincar, e deveria avaliar os efeitos sobre a saúde e os custos ao longo de vários anos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL NO ÂMBITO ESCOLAR: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3459