AVALIACÃO DO IMC E DAS HABILIDADES MOTORAS EM CRIANÇAS PARTICIPANTES DA ESCOLINHA DE FUTSAL DO MUNICÍPIO DE PAROBÉ, RS.
Palavras-chave:
índice de massa corporal, habilidade motora, criançasResumo
Este estudo teve como objetivo avaliar as habilidades motoras e relacionar com o IMC das crianças do gênero masculino com as idades entre 7 e 11 anos, matriculados na escolinha de futsal do município de Parobé/RS, Brasil. A pesquisa foi realizada no ginásio municipal de desporto, desta cidade, e teve uma abordagem descritiva de delineamento transversal. Fez parte desta pesquisa uma amostra de 96 alunos, sendo todos do sexo masculino. Esta amostragem foi estratificada por gênero e faixa etária. O instrumento utilizado foi o a escala de desenvolvimento motor de Rosa Neto (2002). Este estudo foi realizado, com crianças que estavam no local estabelecido em horários distintos aos das aulas. Depois de obtido o termo de consentimento livre e esclarecido, realizou-se a pesquisa. Através desta pesquisa concluiu-se que, os totais das crianças estudados estão com o IMC médio de 18,19 pertencendo ao grupo dos 9 anos, classificadas de acordo com a tabela da OMS e classificadas pela Escala de Desenvolvimento Motor – EDM (ROSA NETO, 2002), como 60,42% normal médio, 38,54% normal alto e 1,04% superior,ou seja, mesmo as crianças com sobrepeso e obesidade, alcançaram um bom nível de desenvolvimento motor. A lateralidade obtida foi 67,70% para destro, 21,90% para sinistro e 10,4% para lateralidade cruzada, prevalecendo a dominância destra. Os resultados deste estudo demonstram uma precocidade na idade motora destas crianças.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIACÃO DO IMC E DAS HABILIDADES MOTORAS EM CRIANÇAS PARTICIPANTES DA ESCOLINHA DE FUTSAL DO MUNICÍPIO DE PAROBÉ, RS. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3449