COMPOSIÇÃO CORPORAL, HÁBITOS ALIMENTARES E ATIVIDADE FÍSICA EXTRA-CLASSE DE ESCOLARES EM RISCO SOCIAL.
Palavras-chave:
comunidade de risco, carência alimentar, obesidade infantilResumo
As comunidades carentes, culturalmente permeadas pela violência urbana, tendem a induzir crianças e adolescentes à situação de risco através da carência de estímulos educacionais oriundos da família, ausência de estímulos motores, regras de alimentação e higiene. Não raro percebe-se que a inatividade física e maus hábitos alimentares acarretam alterações na composição corporal, não somente na fase adulta, induzindo o desenvolvimento de diversas doenças crônico degenerativas. O estudo é de caráter direto e descritivo com o objetivo de caracterizar os hábitos alimentares, a pratica de atividade física extra-classe e a composição corporal de alunos do 2º e 3º ciclos do ensino fundamental da rede pública de ensino, pertencentes a uma comunidade carente. A coleta de dados constitui-se no uso de questionário e medidas antropométricas. Verificou-se uma resposta positiva no que se refere aos estímulos motores e a composição corporal, não sendo observado a prevalência de obesidade e sobrepeso. Quanto aos hábitos alimentares, verifica-se um alto consumo de doces, refrigerantes e lanches gordurosos. Os dados obtidos sugerem que as intervenções de educação e promoção da saúde nesta comunidade, sejam baseadas em estratégias de desenvolvimento visando os hábitos alimentares.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
COMPOSIÇÃO CORPORAL, HÁBITOS ALIMENTARES E ATIVIDADE FÍSICA EXTRA-CLASSE DE ESCOLARES EM RISCO SOCIAL. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3426