EVOLUÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA PARA IDOSOS CURITIBATIVA.
Palavras-chave:
instrumento de avaliação, atividade física, envelhecimentoResumo
É praticamente um consenso entre os profissionais da área da saúde que a atividade física é um fator determinante na progressão do processo do envelhecimento, estando associada à melhoria dos indicadores de saúde e qualidade de vida. A medida do nível de atividade física se faz necessária nas diferentes intervenções para a população idosa. Porém, os instrumentos utilizados para sua obtenção em idosos, não parecem ser adequados, por se tratarem de questionários. Contudo, é este indicador que vai quantificar e determinar a orientação para a prática do exercício, como também as ações dos Programas voltadas para esta população. OBJETIVO: Apresentar a trajetória da construção do instrumento de avaliação do nível de atividade física para idosos Curitibativa, as discussões fundamentadas nos resultados das pesquisas com diferentes instrumentos, as dificuldades apresentadas pelos professores na aplicação com os grupos, às alterações propostas ao longo de oito anos de evolução e o resultado final: a apresentação de um novo instrumento. RESULTADOS E CONCLUSÃO: Considerando a evolução na criação desse instrumento acredita-se que ele vem ao encontro das necessidades encontradas pelos professores do Programa Curitibativa como também dos demais grupos que pesquisam o universo do envelhecimento ativo. Como todo e qualquer instrumento de pesquisa, são necessários outros estudos em diferentes populações e se necessário novos estudos para adequação do seu propósito.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EVOLUÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA PARA IDOSOS CURITIBATIVA. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3405