AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLA RIBEIRINHA: DESCRIÇÃO DE UMA REALIDADE A PARTIR DO OLHAR DOS ALUNOS
Palavras-chave:
educação física escolar, conteúdo, estudantesResumo
Este trabalho é um estudo descritivo, qualitativo que teve como objetivo discorrer sobre as aulas de Educação Física, desenvolvidas em uma escola ribeirinha do Município de Porto Velho Rondônia. A amostra compõe de 52 estudantes, regularmente matriculados do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. As informações foram coletadas a partir do emprego de um questionário com perguntas abertas, evolvendo questões relacionas à preferência dos alunos pelas atividades desenvolvidas durante todo o ano letivo. Os resultados sugerem que: a) as atividades que os alunos mais gostariam de praticar são: natação, futsal, futebol, atividades com cordas, voleibol, dança, ginástica de solo e brincar de boneca; b) As que mais gostaram de praticar foram: jogos motores, futebol, ginástica de solo, atividades com corda, corrida/salto (atletismo), queimada, voleibol, alongamento, abdominal e handebol e; c) As que não gostaram de participar foram: corrida, ginástica de solo, alongamento, futebol, atividades com arco, cantigas de roda. O estudo considerou importante verificar a opinião dos alunos para que o planejamento vá de encontro com as suas expectativas e necessidades, pois oferecendo atividades mais agradáveis torna-se mais próxima a possibilidade de aceitação das limitações impostas pelas situações de jogo, de tolerância às pequenas frustrações, das limitações individuais, de colaboração e participação nas atividades com entusiasmo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLA RIBEIRINHA: DESCRIÇÃO DE UMA REALIDADE A PARTIR DO OLHAR DOS ALUNOS. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3385