IMAGEM CORPORAL, TRANSTORNOS ALIMENTARES E DIABETES MELLITUS I: A POSSIBILIDADE DA DIABULIMIA
Resumo
A procura pela prática de atividades e exercícios físicos associados à busca da boa forma, tem instigado profissionais de diferentes campos a realizarem pesquisas e estudos baseados nas observações empíricas ligadas ao cotidiano de trabalho. As exigências de embelezamento e emagrecimento são valorizadas nos dias atuais, quando se vive um contexto onde a beleza tornou-se um imperativo. A indústria corporal tem contribuído para reforçar imagens e criar desejos de corpos tipificados. O objetivo deste estudo é identificar o distúrbio alimentar diabulimia, em portadores de diabetes mellitus I. O referencial teórico baseou-se em autores como Azevedo, Papelbaum e D'Elia (2002), Goldenberg (2002), Marcellino e Carvalho (2005) entre outros. A metodologia utilizada foi de cunho descritivo e exploratório. A população envolvida foi composta por indivíduos portadores de diabetes mellitus I, perfazendo uma amostra de 20 sujeitos. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário adaptado a partir do Body and Shape Questionnaire (BSQ) aplicado como medição das preocupações com a forma corporal. Também foi registrado que a associação de idéias em relação à palavra corpo, dos indivíduos não praticantes assume conotações pejorativas fornecendo pistas que indicam baixa auto-estima. Imagens associadas positivamente à palavra corpo foram bonito, elegante, forte, normal, branco, grande, bom, belo e esbelto ao contrário de feio, gordo, gordinho, relaxado e estranho, que foram relacionadas aos aspectos tidos como negativos. Concluiu-se que 29% do grupo entrevistado apresentam possibilidades de apresentar um quadro de diabulimia.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
IMAGEM CORPORAL, TRANSTORNOS ALIMENTARES E DIABETES MELLITUS I: A POSSIBILIDADE DA DIABULIMIA. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3382