PREPARAÇÃO FÍSICA EM ATLETAS PROFISSIONAIS DE SURFE: FICÇÃO OU REALIDADE
Palavras-chave:
Surfe, preparação física, treinamento desportivoResumo
O objetivo desta pesquisa foi investigar a preparação física de atletas profissionais de surfe. Uma amostra de 51 atletas profissionais de surfe, nacionais e estrangeiros, do gênero masculino, selecionados intencionalmente foi utilizada, com média de idade, estatura, massa corporal, tempo de prática no esporte e tempo de prática como atleta profissional respectivamente de 23,1 ± 3,8 (anos), 173,4 ± 6,2 (cm), 69,5 ± 5,5 (kg), 12,8 ± 4 (anos) e 3,8 ± 2,9 (anos). Foi utilizado um questionário, com perguntas abertas e fechadas relevantes sobre os aspectos da preparação física de atletas profissionais de surfe, para a realização das entrevistas. Verificou-se que 32 atletas não possuem orientação de um profissional (preparador físico), ou seja, 63 (%) da amostra. A natação representa a modalidade esportiva mais utilizada como forma de treinamento, com uma ocorrência de 35,3 (%), seguida de musculação com 33,3 (%), corrida com 29,4 (%), yôga 21,7 (%) e bicicleta, alongamento e condicionamento físico entre 5 e 10 (%). Pode-se perceber que a maior procura pela modalidade natação, intimamente relacionada com a remada no surfe, a musculação, para aquisição de potência e resistência muscular, a corrida, pelo aspecto aeróbio e o yôga devido aos movimentos específicos semelhantes aos fundamentos no surfe, indicam que atletas e técnicos possuem um conhecimento empírico baseado na prática competitiva da modalidade. Entretanto uma maior diversidade de estudos sobre as exigências físicas e sobre as variáveis envolvidas com o esporte pode contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento dos programas de treinamento.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PREPARAÇÃO FÍSICA EM ATLETAS PROFISSIONAIS DE SURFE: FICÇÃO OU REALIDADE. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3353