CAPACIDADE DE EXERCÍCIO EM PACIENTES EM HEMODIÁLISE
Palavras-chave:
doença renal crônica, hemodiálise, capacidade de exercícioResumo
Apesar dos avanços técnicos observados nas técnicas de diálise nos últimos anos, pacientes com Doença Renal Crônica (DRC) em hemodiálise apresentam intolerância ao exercício físico, decorrente principalmente, da diminuição da força muscular como resultado de disfunção e atrofia do músculo esquelético e alterações metabólicas. Objetivo: O objetivo deste estudo foi demonstrar o perfil e avaliar a capacidade de exercício dos pacientes com DRC em hemodiálise, em ambos os sexos. Métodos: Os pacientes foram avaliados através dos testes de distância percorrida em seis minutos (DP6min) e Shuttle Walk Test (SWT), espirometria, manovacuometria, consumo máximo de oxigênio (VO máx) calculado pelo SWTe a força 2 muscular do quadríceps pelo teste de uma repetição máxima (1RM). Foram estudados 58 pacientes (32 do sexo masculino; 48,2±13,2 de média de idade) em hemodiálise. Os dados foram expressos por médias, desvios-padrão, medianas, proporções e valores mínimo e máximo. Utilizou-se o teste t de Student para comparação das médias das diferenças entre os sexos. A significância estatística foi estabelecida para á=5% (p< 0,05). Resultados: os pacientes co DRC apresentaram reduzida capacidade de exercício, reduzida força muscular do quadríceps, reduzida função pulmonar e força muscular respiratória e de reduzido consumo máximo de oxigênio. Conclusão:Os resultados permitem concluir que os pacientes estudados apresentaram importantes alterações funcionais e podem ser avaliados seguramente pelos testes propostos, com baixo custo e alta praticidade. Estes testes podem ainda ser utilizados na avaliação e evolução de atividades físicas supervisionadas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CAPACIDADE DE EXERCÍCIO EM PACIENTES EM HEMODIÁLISE. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3313