ATEORIAE APRÁTICAPSICOMOTORANAEDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Psicomotricidade, Educação Infantil, PráticaResumo
O corpo em movimento, na sua agitação emocional e criativa, não é admitido na escola senão durante o “recreio” quando o professor vigia e a rigor observa, evitando misturar sua autoridade a esses jogos pueris. É a vida muito tempo controlada que explode. A nós é precisamente essa vida, esse movimento que interessam, e com os quais queremos trabalhar porque são as únicas expressões verdadeiras da criança (LAPIERRE & AUCOUTURIER, p. 29, 1986). As práticas Pedagógicas dos profissionais, objetivando a estimulação psicomotora nas crianças na fase da Educação Infantil, estão de acordo com os pressupostos teóricos referentes ao estudo em questão? Este estudo busca verificar qual a percepção que os profissionais que atuam com a Educação Infantil têm a respeito da necessidade da prática pedagógica para o desenvolvimento psicomotor infantil. Este se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, de campo, do tipo descritiva. Apesquisa contou com uma amostra de N= 21 (vinte e um) professores da Rede Municipal de Ensino do Município do Rio de Janeiro, que atuam com turmas de Educação Infantil, formando um grupo de voluntários, todos professores da Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro. Foi utilizado como instrumento da pesquisa, um questionário previamente elaborado, avaliado por três professores mestres, e validado pelos mesmos, que visa verificar a percepção que os profissionais que atuam com a Educação Infantil têm a respeito da necessidade da prática pedagógica para o desenvolvimento psicomotor infantil. Concluiu-se então, como foram analisados nos questionários, os professores aplicam em sua prática alguns dos aspectos psicomotores, porém há a falta da teoria que embase tais práticas, levando o grupo discente fazer muitas atividades diversificadas, mas sem saber o que está fazendo, para que serve e como potencializar o aluno a partir delas ou do que foi observado.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ATEORIAE APRÁTICAPSICOMOTORANAEDUCAÇÃO INFANTIL. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3296