ANÁLISE DA FLEXIBILIDADE DE CRIANÇAS PRÉ-PUBERES DE SEXO E CONDIÇÕES FINANCEIRAS DIFERENTES.
Palavras-chave:
flexibilidade, sexo, estilo de vidaResumo
Levando em consideração que a flexibilidade é um importante componente da performance e aptidão humana, e está definitivamente incorporada as definições da Educação Física em todos os campos, este estudo propõe uma análise comparativa entre a flexibilidade do quadril de 60 crianças pré-púberes (8-11 anos) de diferentes sexos e condições financeiras, residentes na cidade de Teresina-Pi, que praticam atividades recreativas. As crianças foram divididas em dois grupos de quantidades iguais: crianças de baixa renda (G1) e crianças de poder aquisitivo maior que 4 salários mínimos (G2). Foi aplicado o teste de “sentar-e-alcançar” (Johnson;Nelson, 1979), proposto por Achour Junior (1999), para avaliar o nível de flexibilidade dos isquiotibiais das crianças. Para análise estatística foi construído um banco de dados em Microsoft Excel 2003 e a análise foi realizada utilizando-se SPSS 9.0. Os resultados do teste demonstraram que houve diferença significativa no nível de flexibilidade das crianças quanto à condição financeira. O grupo de crianças carentes (G1) apresentou maior média (27,87cm). Quanto ao sexo, de um modo geral, os meninos da amostra foram mais flexíveis (57,5% dos meninos e 45% das meninas), isso porque a quantidade de meninas nos grupos foi inferior e, além disso, no grupo de crianças com renda (G2) apenas 33,33% das meninas conseguiram atingir o critério mínimo de 25 cm estabelecido pela proposta da Physical Best (1988) para esta pesquisa.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANÁLISE DA FLEXIBILIDADE DE CRIANÇAS PRÉ-PUBERES DE SEXO E CONDIÇÕES FINANCEIRAS DIFERENTES. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3278