ANÁLISE DA FORÇA MUSCULAR DE TRONCO EM PORTADORES DE LESÃO MEDULAR
Palavras-chave:
força muscular de tronco, lesão medular, hidroterapiaResumo
O tratamento realizado em piscina terapêutica, proporciona inúmeros efeitos positivos. Especificamente nos portadores de lesão medular a hidroterapia tem um grande valor terapêutico no que se refere a redução da espasticidade e de contraturas por meio da água aquecida. Além de reduzir a dor e espasmos musculares, manter ou aumentar a amplitude de movimento, reeducação muscular, alongamento e fortalecimento muscular, encorajamento das atividades funcionais, manutenção e melhoria do equilíbrio, coordenação e postura, infecções respiratória, aumento da expectativa de vida, aumento dos níveis de integração, auxílio no enfrentamento da deficiência, favorecimento da independência, melhora da auto-imagem, auto-estima e satisfação com a vida, entre outros. Este estudo teve como objetivo mensurar e quantificar respostas relacionadas à força muscular de tronco após abordagens diferenciadas de tratamento fisioterapêutico, contribuindo para novas formas de intervenção em fisioterapia neurofuncional. Participaram desta pesquisa dois pacientes masculinos com diagnóstico de lesão medular em nível torácico, com idades de 28 e 40 anos. Foi utilizado como avaliação da mensuração da força muscular de tronco o dinamômetro da marca Crown, sendo realizado uma avaliação no inicio e outra no final do tratamento, totalizando 12 atendimentos. Um paciente recebeu tratamento hidroterapeutico associado a terapia neurofuncional e o outro somente a terapia neurofuncionnal. Os resultados foram realizados através de gráficos do excel com base de dados, e porcentagem simples. A partir dos resultados encontrados, verificou-se uma resposta positiva nos dois tratamentos, mas notou-se melhores resultados quando relacionado o tratamento a hidroterapia.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANÁLISE DA FORÇA MUSCULAR DE TRONCO EM PORTADORES DE LESÃO MEDULAR. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3274