INFLUÊNCIA DO PILATES® E DA HIDROGINÁSTICA NA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES PORTADORES DE OSTEOPOROSE.
Palavras-chave:
Qualidade de vida, Método Pilates®, hidroginástica,Resumo
De acordo com Ministério da Saúde, a Osteoporose configura-se como uma preocupação relevante à Saúde Pública. A influência exercida pela atividade física promove níveis adequados de saúde física e mental, além de melhoria na qualidade de vida. O objetivo geral do estudo foi avaliar a qualidade de vida de pacientes com diagnóstico médico de Osteoporose, em três grupos comparados: praticantes do método Pilates®, praticantes de hidroginástica e em um grupo controle de pessoas sedentárias. O SF-36® foi aplicado para avaliar a qualidade de vida dos pacientes com diagnóstico médico de osteoporose. A amostra estudada foi composta por trinta pacientes, os grupos que praticavam as atividades físicas acima mencionadas tinham uma frequência de duas ou três vezes semanais. Foi usado como critério de inclusão paciente com diagnóstico médico de osteoporose, com idade entre 50 a 85 anos e que praticavam atividades de Pilates® e/ou hidroginástica por um período mínimo de três meses. A partir dos dados coletados, verificou-se que o Método Pilates® exerce uma influência maior que a hidroginástica quando comparados ao grupo controle na melhoria da qualidade de vida dos pacientes com diagnostico médico de osteoporose, podendo ser utilizado pela fisioterapia como ferramenta importante no tratamento dessa patologia.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-10
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
INFLUÊNCIA DO PILATES® E DA HIDROGINÁSTICA NA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES PORTADORES DE OSTEOPOROSE. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/314