UM CAMINHO PARA A INFÃNCIA: UMA EDUCAÇÃO COMO TEMPO E ESPAÇO DE MÚLTIPLAS VIVÊNCIAS
Palavras-chave:
Infância, culturas, formação.Resumo
O objetivo deste trabalho de pesquisa é analisar como as culturas da infância são compreendidas no contexto da Educação Infantil e como são trabalhados os quatro eixos estruturadores dessas culturas, denominados, segundo Sarmento (2004) de: interactividade, ludicidade, fantasia do real, e a reiteração. O interesse em pesquisar este tema surgiu da constatação de que os atores escolares pouco sabem sobre as culturas infantis e pesquisas podem contribuir para que novas concepções sejam socializadas e até mesmo incorporadas pelos educadores da infância. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, caracterizando-se como pesquisa-ação. Este tipo de pesquisa é de natureza social e com base empírica, sendo concebida e realizada em estreita associação com a resolução de um problema coletivo e no qual o pesquisador e os participantes representativos da realidade estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. A investigação esta sendo feita com educadores de duas escolas municipais de Educação Infantil da cidade de Presidente Prudente e vários avanços já têm se efetivado. Nas últimas avaliações, os educadores da escola, ressaltaram os benefícios que tiveram a partir deste trabalho, pois concepções estão sendo repensadas e ações têm gerado mudanças que refletem de maneira qualitativa na prática educativa e na formação das crianças. Espera-se como resultados, ampliar a produção de conhecimentos consistentes e com rigor científico, que promovam a elaboração de indicativos e apontamentos que possam colaborar em mudanças qualitativas nas práticas educativas dos participantes da pesquisa e que sirvam de suporte para outros profissionais dessa modalidade educacional.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
UM CAMINHO PARA A INFÃNCIA: UMA EDUCAÇÃO COMO TEMPO E ESPAÇO DE MÚLTIPLAS VIVÊNCIAS. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3132