MASSAGEM SHANTALA: O TOQUE COMO TÉCNICA DE CARINHO
Palavras-chave:
Massagem, Toque, Recém-nascido.Resumo
Este é um estudo descritivo do tipo revisão de literatura integrativa. O levantamento de dados foi realizado nos bancos de dados LILACS, livros e informações on-line, tendo-se como palavra-chave Shantala. O objetivo da pesquisa foi o de identificar na literatura a técnica da massagem shantala. Como resultado identificou-se que a técnica shantala teve sua origem no sul da índia, na região chamada Kerala. Na década de 70, a massagem foi trazida ao ocidente pelo obstetra francês Frédérick Leboyer, ao observar em Calcutá, na Índia, uma mãe massageando seu bebê. A técnica deve ser realizada com o bebê despido em local aquecido usando óleos naturais e a mãe deve sentada no chão às pernas esticadas, costas eretas e ombros relaxados para aplicar com as mãos as massagens no peito, braços, mãos, barriga, pernas, costas, rosto e, por fim, o banho. Todas essas massagens têm por finalidade facilitar a ampliação da respiração, equilíbrio e harmonia ao bebê; liberar tensões das regiões cervical e dorsal; estimular a coordenação motora; facilitar o funcionamento dos intestinos e eliminação os gases, aliviando as cólicas; fortalece os músculos e articulações; ativa a circulação; estimulando o sistema nervoso, libera a tensão das vértebras, dando conforto e relaxamento ao bebê, preparando o mesmo para engatinhar e andar. Não se deve massagear o bebê antes que o mesmo tenha um mês, não irá tocar a barriga enquanto a criança não tiver um mês e do mesmo modo, esperar passar um mês para tocar o rosto. A massagem poderá ser feita pelo menos nos quatro primeiros meses. No dia em que a criança já puder se virar, ficar de costas e, desse modo, distender bastante as costas e a coluna, a massagem, deverá ser suspensa.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
MASSAGEM SHANTALA: O TOQUE COMO TÉCNICA DE CARINHO. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3081