AVALIAÇÃO PSICOMOTORA EM CRIANÇAS COM COMPROMETIMENTO AUDITIVO SUBMETIDAS AO ENSINO DE LIBRAS
Palavras-chave:
Comprometimento Auditivo, Língua Brasileira de Sinais, Psicomotricidade.Resumo
A pesquisa teve como enfoque o ensino de LIBRAS- língua brasileira de sinais como coadjuvante no desenvolvimento psicomotor em crianças com comprometimento auditivo de escolas públicas estaduais e municipais. Molinari (2003), afirma que a psicomotricidade é a união entre emoção, afetividade, corpo e mente relacionando-se por meio da ação. O ato de interpretar envolve ações cognitivas e lingüísticas, é um processo em que o intérprete está completamente envolvido na interação, diante de pessoas que apresentam intenções comunicativas específicas (Quadros, 2006). Participam do presente estudo, 32 alunos, de ambos os gêneros. Foram feitas avaliações (pré e pós) aulas de Libras, utilizando o protocolo de Bateria Psicomotora (BPM), elaborado por Fonseca (1995). Os resultados foram: no fator A Tonicidade, os alunos obtiveram uma melhora significativa (p=0,021). No fator B Equilíbrio, os alunos tiveram uma melhora satisfatória (p=0,02), uma vez que encontravam dificuldades neste fator. No fator C Lateralidade, crianças não obtiveram uma melhora significativa (p=0,083). No fator D Noção Corporal, os alunos apresentaram evolução corporal satisfatória (p=0,02). No fator E Estruturação espaço-temporal os alunos obtiveram melhora significativa (p=0,034). No fator F - Praxia Global, os alunos obtiveram ganho funcional em relação a sua independência motora (p=0,0,0005). No fator G- Praxia Fina, os alunos obtiveram um maior ganho (p=0,0,0005). Conclui-se que os resultados apontaram após 72 aulas de Libras aumento significativo de quase todas os fatores psicomotores avaliados, em 32 alunos acompanhados por intérpretes da língua de sinais em escolas públicasDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO PSICOMOTORA EM CRIANÇAS COM COMPROMETIMENTO AUDITIVO SUBMETIDAS AO ENSINO DE LIBRAS. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3060