UTILIZAÇÃO DO ULTRA-SOM TERAPÊUTICO E LASER TERAPIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE CALO ÓSSEO
Palavras-chave:
fraturas, ultra-som, laserResumo
O presente estudo teve como objetivo verificar os efeitos da aplicação do UST (Ultra-som terapêutico) comparado à aplicação de irradiação com laser na formação inicial de calo ósseo em associação à imobilização gessada (IG). Foram utilizadas dezoito ratas de com peso corporal médio de 380g. Todos os procedimentos foram realizados em conformidade com as normas e princípios éticos em pesquisa com animais e aprovada pelo CEP-UNIARAXÁ (Comitê de Ética e Pesquisa UNIARAXÁ). Os animais foram divididos em três grupos experimentais (A, B e C) compostos por seis animais cada. Os animais foram submetidos à produção experimental da fratura na tíbia direita, produzidas ao nível do 1/3 distal tibial, através de pressão manual, sendo posteriormente imobilizados com aparelho gessado. No grupo A foi realizado a IG associada à estimulação com UST (1MHz, pulsado 50%, intensidade de 0,5 W/cm2); Grupo B os animais foram submetidos a IG e aplicado o laser pontual a 4 J/cm2 e o grupo C serviu apenas de controle do estudo, sendo submetido somente ao protocolo de IG. Para a análise de formação inicial de calo ósseo, após o período de tratamento, os animais de todos os grupos foram sacrificados e realizados exames radiográficos na incidência póstero-anterior no 15º dia. Na análise radiográfica do grupo tratado com laser o início de formação de calo ósseo foi maior que os demais grupos. Sugerimos através dos resultados encontrados que o UST acelerou o reparo ósseo, porém, o laser foi capaz de acelerar com maior potencialidade a formação inicial de calo ósseo em relação aos outros grupos analisados.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
UTILIZAÇÃO DO ULTRA-SOM TERAPÊUTICO E LASER TERAPIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE CALO ÓSSEO. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3033