NÍVEL DE APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA DOS CORREDORES DE DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO
Palavras-chave:
aptidão física, consumo máximo de oxigênio, teste ergométrico.Resumo
O conceito de aptidão física foi definido como um conjunto de atributos que as pessoas têm ou alcançar e está relacionado com a capacidade de realizar atividade física, representada por elementos relacionados com as atividades, e a saúde fisiológica. (ACSM, 2007). Destinam-se a testes de aptidão física, programas de exercício, instruir os indivíduos quanto à sua aptidão como normas de saúde do Estado, a ter os dados necessários para realizar a prescrição de exercício, coleta de dados inicial no futuro comparação vai dar uma resposta como para avançar para a final do programa de treinamento e motivação sobre o objetivo e realizar-se o risco da estratificação individual (ACSM2003). Os sujeitos foram 11 indivíduos, praticantes das corridas de rua e funcionário do departamento administrativo da instituição de ensino superior no Rio de Janeiro, com idades entre 25-46 anos. A idade média foi de 34,71 + 8.86 anos (homens) e 32,5 + 5,75 anos (mulheres). O VO² máximo previsto para este grupo de mulheres (31,8 + 1,57 ml/Kg/min) foi subestimado, mesmo que metade do grupo seja classificado como insuficientemente ativo, alcançaram um valor maior no teste em ciclo ergômetro (33,82 + 4,23 ml/Kg/min). o grupo dos homens obteve uma média de capacidade de absorção de oxigênio máxima alcançada no teste (45,84 + 9,13 ml/Kg/min) abaixo dos valores previstos (51,4 + 11,6 ml/Kg/min). Com base nos dados, parece haver uma não conformidade entre o método direto e indireto de se obter o valor do consumo máximo de oxigênio. Em relação às mulheres, o método direto parece subestimar a capacidade física dos voluntários.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
NÍVEL DE APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA DOS CORREDORES DE DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2978