VERIFICAÇÃO DA INCIDÊNCIA DE QUEIXAS DE INCÔMODOS OSTEOMUSCULARES EM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA CIDADE DE PALMAS-PR.
Palavras-chave:
saúde, professores, queixas osteomuscularesResumo
Como qualquer outro trabalhador os professores também padecem de patologias ocupacionais decorrentes de fatores como tarefas mecânicas repetitivas ou as geradas pela inadequação do ambiente de trabalho e mesmo pela sensação da baixa valorização profissional. Durante os meses de outubro a dezembro de 2008 foi realizado um estudo transversal de caráter investigativo com 70 professores de 5 escolas da zona urbana da Rede Estadual de Ensino da cidade de Palmas - PR para a averiguação de queixas que possam levar ao diagnóstico de LER/DORT. Para a obtenção dos dados foi utilizado o Questionário Nórdico para Análise de Sintomas de Comprometimento Osteomuscular proposto por Kuorinka et al. (1987). A pesquisa realizada com os professores averiguou que dos N= 70 professores entrevistados, N= 64 (91,4%), referiram já terem apresentado algum incômodo osteomuscular e somente N= 6 (8,6%) não relataram nenhuma queixa, o número de queixas foi estimado em 4,36 para cada professor, número esse considerado significativo. A região de maior queixa, foi a região do ombro, N= 39 (61%), também essa região foi a que suscitou maior procura por atendimento médico; a região com maior índice de dores crônicas foi a do pescoço N= (42,2%); quanto às faltas ao trabalho durante o último ano, decorrente das queixas investigadas, a grande maioria não levou ao afastamento. Conclui-se que o número de reclamações informadas neste estudo apresenta um índice expressivo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
VERIFICAÇÃO DA INCIDÊNCIA DE QUEIXAS DE INCÔMODOS OSTEOMUSCULARES EM PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA CIDADE DE PALMAS-PR. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2953