AS REPRESENTAÇÕES DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOB O PONTO DE VISTA DOS ALUNOS DO IFAL PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Palavras-chave:
educação física, ensino médio, representações sociaisResumo
A Educação Física é uma área do conhecimento que enfrenta inúmeros problemas por ser representada como uma disciplina que não contribui diretamente para a formação do indivíduo, já que tem dentre seus conteúdos a serem ministrados os esportes, que podem ser aprendidos na rua ou em escolinhas especializadas. No ensino médio o problema se agrava, pois muitos professores não sabem que conteúdos lecionar. Os alunos do IFAL Campus Palmeira dos Índios foram entrevistados com o objetivo de interpretar as suas representações da Educação Física, elaborando assim uma proposta pedagógica. Como resultados encontrou-se que os mesmos representam a disciplina como forma de obter saúde e qualidade de vida, sendo mais especificada em relação a conteúdo pelos homens. Não foi necessário construir uma proposta curricular, já que os alunos se sentem motivados e satisfeitos com os conteúdos aprendidos, porém é necessário que haja uma mudança na metodologia de algumas aulas para que fiquem mais atrativas.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).