A INFLUÊNCIA DA ESPARADRAPAGEM NA AMPLITUDE DE MOVIMENTO DE TORNOZELO DE ATLETAS DE VOLEIBOL
Palavras-chave:
Modalidades de fisioterapia, voleibol, artrometria articularResumo
Objetivos: O objetivo do presente estudo é averiguar se a aplicação de bandagem de tornozelo por meio de esparadrapo (esparadrapagem) é capaz de promover restrição isoladamente do movimento de inversão do tornozelo, e se esta mantem-se após 60 segundos de saltos múltiplos. Métodos: Amostra composta por atletas de vôlei feminino (n=9; 15,88±1,53 anos; 176±0,08 cm; 69,4±11,5 kg). As avaliações se deram em dois momentos distintos, definidos por sorteio, com intervalo de um mês: a) avaliação experimental (com bandagem), em que se fez avaliação goniométrica para os movimentos de inversão, dorsiflexão e plantiflexão. Na sequência aplicou-se esparadrapagem no tornozelo dominante e refizeram-se as medidas de goniometria. Em seguida aplicou-se o teste de salto de 60 segundos (s) e refizeram-se as avaliações goniométricas; b) avaliação controle (sem bandagem): fez-se goniometria (inversão, dorsiflexão e plantiflexão). Em seguida aplicou-se o teste de salto de 60 s e refizeram-se as medidas de goniometria. Resultados: A esparadrapagem restringiu significativamente os movimentos de inversão e plantiflexão e estes permaneceram restritos após os saltos. E aumentou a amplitude de movimento de dorsiflexão após o teste de salto. Dorsi / Mauchly = 0,681; p = 0,261; F(2, 16) = 7,03; p = 0,01. Planti / Mauchly = 0,449; p = 0,061; F(2, 16) = 27,39; p < 0,001. Inversão/Mauchly = 0,524; p = 0,104; F(2, 16) = 19,50; p < 0,001 Conclusão: A aplicação de bandagem de tornozelo por meio de esparadrapo (esparadrapagem) é capaz de promover restrição do movimento de inversão do tornozelo significativamente. Contudo, a limitação da amplitude de movimento (ADM), promovida pela aplicação de esparadrapagem não se restringe apenas ao movimento de inversão como também à plantiflexão. Também não se observou perda do efeito restritivo da esparadrapagem como consequência da demanda de movimento.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A INFLUÊNCIA DA ESPARADRAPAGEM NA AMPLITUDE DE MOVIMENTO DE TORNOZELO DE ATLETAS DE VOLEIBOL. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2922