NÍVEL DE APTIDÃO FÍSICA DOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS DE CAMPO GRANDE-MS
Palavras-chave:
Aptidão Física, Saúde, Qualidade de VidaResumo
O presente estudo teve por objetivo avaliar os componentes de aptidão física para a saúde de trabalhadores de empresa de ônibus da cidade de Campo Grande-MS. A amostra foi composta por 150 indivíduos do sexo masculino, com idade entre 18 e 70 anos, que foram divididos em cinco faixas etárias distintas. A composição corporal foi avaliada através do Índice de Massa Corporal (IMC) e da Razão Cintura-Quadril (RCQ); para avaliar o consumo máximo de oxigênio (VO²máx) foi utilizado o Teste da Milha (Rockport Walking Institute apud FERNANDES FILHO, 2003); para a Força de Preensão Manual realizou-se a Dinamometria (JOHNSON E NELSON, 1979); para a Resistência Muscular Localizada de Abdômen foi realizado o Teste de Abdominal de um minuto (Johnson e Nelson, 1979) e a Flexibilidade de Quadril foi avaliada através do “Banco de Wells” (JOHNSON E NELSON, 1979). Através dos resultados pode-se constatar que tanto o IMC, quanto o consumo máximo de oxigênio (VO2máx), apresentaram um comportamento que corrobora com os citados em estudos descritos por Nieman (1999), Shephard (1995) e ACSM (2003). Em relação aos demais componentes avaliados (RCQ, força de preensão manual, resistência muscular localizada de abdômen, flexibilidade do quadril), observou-se que todos os grupos, independentemente da faixa etária, apresentaram níveis de aptidão classificados como baixo a moderado, necessitando, portanto, de uma orientação adequada para a prática de atividade física regular. Este fato associado a maus hábitos de vida e uma jornada de trabalho intensa, contribuiu para elevar os riscos do surgimento de doenças crônico-degenerativas nos indivíduos constituintes da amostra.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
NÍVEL DE APTIDÃO FÍSICA DOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS DE CAMPO GRANDE-MS. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2900