O KTK COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Deficiência Mental, Coordenação Motora, Avaliação, Teste KTK,Resumo
Sabe-se que a estimulação adequada da Coordenação Motora em crianças com Deficiência Mental é um componente importante para seu desenvolvimento mais bem adaptado. Além disso, sabe-se que esta estimulação poderia e deveria ser executada nas escolas pelos professores de Educação Física, após avaliação apropriada da função motora. Ainda assim, poucos trabalhos científicos abordam de forma específica os benefícios e as estratégias para esta prática. O presente estudo pretende analisar os benefícios que as aulas de Educação Física Adaptada podem trazer para a melhoria da Coordenação Motora de crianças e adolescentes com Deficiência Mental. Para isso, foi pesquisado o teste KTK (Körperkoordination Test für Kinder) que é composto por quatro provas: Trave de equilíbrio, saltos monopedais, saltos laterais e transferência de plataforma, sua aplicação se torna viável em escolas devido a fácil aplicação e o baixo custo dos materiais. Levando em conta os estudos e as considerações dos autores, os resultados indicaram que as aplicações de programas diferenciados das atividades físicas mostraram os benefícios para a Coordenação Motora, através da aplicação do teste KTK, conseguiu-se um diagnóstico criterioso, dando origem às decisões sobre os problemas apresentados pelos alunos, ficando assim, mais fácil para uma intervenção e planejamento das atividades com base nas dificuldades destes. Constatou-se que as aulas de Educação Física Adaptada contribuíram para a melhoria da Coordenação Motora de crianças e adolescentes com Deficiência Mental.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-06
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
O KTK COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/286