ATLETISMO FEMININO NOS JOGOS OLÍMPICOS: A PARTICIPAÇÃO DAS BRASILEIRAS NAS PROVAS DE MARATONA.
Palavras-chave:
Atletismo, Maratona olímpica, atletas brasileiras.Resumo
Investiga as causas histórico-sócio-culturais que dificultaram a participação das mulheres no atletismo, especialmente as mulheres brasileiras na maratona olímpica. Em Jogos Olímpicos, poucas foram as atletas do país que conseguiram índice para participação na maratona. A falta de cultura esportiva no Atletismo, a escassez de equipamentos e locais de treinamentos, além da pequena oferta de profissionais aptos para iniciar a formação nesse esporte colaboram com a perpetuação desse quadro no Brasil. O artigo aponta ainda que o estudo da história da maratona olímpica feminina é o estudo da luta das mulheres pela equidade de condições e, por essa razão, poderia integrar, como as das demais provas do Atletismo, o conteúdo das aulas de Educação Física. Sugere-se que isso poderia contribuir para que o Atletismo, em suas diversas modalidades, seja mais conhecido, apreciado e praticado por homens e mulheres.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ATLETISMO FEMININO NOS JOGOS OLÍMPICOS: A PARTICIPAÇÃO DAS BRASILEIRAS NAS PROVAS DE MARATONA. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2846