ESTIMATIVA DE GASTO ENERGÉTICO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ESCOLARES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM DIFERENTES SISTEMAS DE ENSINO.
Palavras-chave:
Gasto energético, Educação física e EscolaresResumo
Introdução: O sedentarismo por si só responde anualmente por aproximadamente dois milhões de mortes por todo o mundo. Objetivo: Analisar, os aspectos relacionados à composição corporal (IMC e RCQ) e estimativa de gasto energético nas aulas de educação física em escolares de 11 a 13 anos, do sexo masculino, pertencentes a 6 escolas públicas, 4 com o sistema de inclusão (I) e 2 com o ensino especial (E.E), ambas de baixa renda na cidade de Ceilândia, Distrito Federal - Brasil. Metodologia: Uma amostra de 38 alunos, sendo, 18 do ensino inclusivo e 20 do ensino especial foram estudados durante uma semana normal de educação física escolar. Nos procedimentos estatísticos, estudo do tipo descritivo, utilizou-se a análise de variância ANOVA, e o teste de Scheffé para comparações entre grupos. Critério estabelecido para valores de p<ou =a 0,05 (5%). Resultados: O IMC e a RCQ não teve diferenças significativas p.07 entre os sistemas de ensino. Valores de estimativa de gasto energético tiveram resultados estatisticamente significativos demonstrando um maior número de atividades físicas vigorosas e moderadas no (I) (p.0.42) em detrimento ao (E.E) com atividades leves na sua maioria. Conclusão: O estudo observou níveis de atividade física abaixo dos valores considerados necessários para o grupo dos estabelecimentos de ensino especial.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-06
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ESTIMATIVA DE GASTO ENERGÉTICO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ESCOLARES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM DIFERENTES SISTEMAS DE ENSINO. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/284