COMPARAÇÃO DE DUAS TÉCNICAS DE ALONGAMENTO DOS MÚSCULOS ISQUIOTIBIAIS NO GANHO DE FLEXIBILIDADE ARTICULAR
Palavras-chave:
Exercícios de alongamento muscular, flexibilidade.Resumo
A flexibilidade é a capacidade de uma unidade musculotendínea em alongar-se, enquanto uma articulação se move na sua amplitude de movimento (ADM), de forma confortável, sem dores e restrições. Uma técnica de alongamento é a músculo energia que combina alongamento estático, contração e relaxamento isométrico, seguido de outro alongamento estático e, a outra técnica é o alongamento ativo, o qual afasta a origem da inserção muscular. O objetivo desta pesquisa foi comparar o efeito imediato e agudo de duas técnicas de alongamentos (músculo energia e alongamento ativo) dos músculos isquiotibiais em relação a sua flexibilidade articular. A amostra foi composta por 19 indivíduos, com idade entre 18-25 anos, os quais foram divididos de forma aleatória em dois grupos, em um grupo aplicou-se a técnica de músculo energia e no outro a técnica de alongamento ativo. Os dados foram analisados com uso de ANOVA medidas repetidas (para comparação intragrupo) e teste t não pareado (para comparação entre os grupos). Em todos os casos o nível de significância aceito foi p < 0,05. Os resultados mostraram que a técnica de alongamento ativo e músculo energia são eficazes imediatamente após a aplicação das mesmas, porém o alongamento ativo foi mais eficiente no efeito tardio (após uma semana).Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
COMPARAÇÃO DE DUAS TÉCNICAS DE ALONGAMENTO DOS MÚSCULOS ISQUIOTIBIAIS NO GANHO DE FLEXIBILIDADE ARTICULAR. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2825