SOBREPESO E OBESIDADE EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICIPIO DE GUARAMIRIM – SC, BRASIL.
Palavras-chave:
Avaliação dos escolares, IMC, Obesidade.Resumo
Cuidar das crianças desde cedo é importante para garantir a saúde da população. O combate ao sobrepeso e obesidade é uma forma de prevenção às doenças. A pesquisa teve como objetivo analisar a prevalência de sobrepeso e obesidade das crianças devidamente matriculadas na Rede municipal de Guaramirim - SC, no período de fevereiro a maio de 2012 com criança da faixa etária de 7 a 10 anos que freqüentam o ensino público em Guaramirim. O calculo do IMC foi realizado pela divisão da massa corporal em quilogramas pelo quadrado da estatura em metros. Os limites de corte para a definição do sobrepeso e obesidade foram = 85 ? p ? 97, obesidade = p ? 97 (2007 OMS). Foi estudado um total de 252 crianças, sendo 116 (46,05%) do sexo masculino e 136 (53,95%) do sexo feminino. Na primeira amostragem observou- se uma prevalência de 14,3% ( 36 alunos) com sobrepeso e de 13,9% (35 alunos) apresentando com obesidade. Na segunda amostragem com aplicações das atividades descritas foram obtidos melhora nos resultados, onde obtivemos 13,8% com sobrepeso e 12,7% com obesidade. Embora os valores obtidos sejam pequenos, o trabalho fez diferença para estas crianças. As prevalências de excesso de peso foram comparáveis àquelas encontradas em algumas regiões do Brasil. Considerando que os percentuais foram preocupantes realizamos trabalhos de conscientização junto às famílias, sugerindo mudança no cardápio com acompanhamento de nutricionista e trabalhos físicos direcionados. A escola desenvolveu pesquisas nas diferentes disciplinas e palestras sobre o tema.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
SOBREPESO E OBESIDADE EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICIPIO DE GUARAMIRIM – SC, BRASIL. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2788