AVALIAÇÃO DE EDULCORANTES DECLARADOS EM RÓTULOS DE REFRIGERANTES, CHÁS E SUCOS COMERCIALIZADOS EM NATAL/RN.
Palavras-chave:
Edulcorantes, Legislação Sanitária, ANVISAResumo
O uso indiscriminado de edulcorantes e a extrapolação de sua Ingestão Diária Aceitável (IDA) podem ocasionar efeitos prejudiciais à saúde. Este estudo teve como objetivo verificar os principais edulcorantes declarados nos rótulos de bebidas comercializadas na rede supermercadista de Natal/RN, comparando as quantidades declaradas com os limites máximos estabelecidos na legislação RDC nº 18/2008. Verificou-se, a partir da determinação do edulcorante limitante, o consumo máximo de cada bebida para indivíduos de 30 kg, 50 kg ou 70 kg. Observaram-se ainda as designações comerciais das bebidas em estudo. Em janeiro de 2011, foi realizado levantamento dos principais refrigerantes, chás e sucos com adição de edulcorantes comercializados em Natal, sendo estudados 100% das amostras, que corresponderam a 8 refrigerantes, 10 chás e 21 sucos. Observou-se que somente 2,6% (n=1) das bebidas encontravam-se em não conformidade com a legislação brasileira em relação aos limites máximos estabelecidos. Verificou-se grande variação na quantidade máxima de consumo diário das bebidas pesquisadas de acordo com o peso corpóreo, sendo identificado um consumo de 0,47L a 5,0L para indivíduos de 30 kg; 0,79L a 8,3L para indivíduos de 50 kg e 1,1L a 11,7L para indivíduos de 70 kg, sendo o ciclamato de sódio o edulcorante limitante mais encontrado (em 51,3% das bebidas avaliadas), seguido de sucralose (28,2%) e acessulfame-k (15,4%). Dessa forma, verifica-se a eficiência da legislação na sua aplicabilidade e que o consumo de bebidas com adição de edulcorantes deve ser feito com cautela, observando sua composição e rotulagem para não extrapolar o consumo diário.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO DE EDULCORANTES DECLARADOS EM RÓTULOS DE REFRIGERANTES, CHÁS E SUCOS COMERCIALIZADOS EM NATAL/RN. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2762