DANÇANDO AO SOM DO SILÊNCIO: UM ESTUDO DE CASO.
Palavras-chave:
dança, deficiente auditivo, percepções.Resumo
Este estudo teve como proposta investigar a capacidade que os surdos têm de dançar em meio o silêncio, procurando identificar a maneira pela qual os sonssão percebidos pelos mesmos, buscando observar como os deficientes auditivos desenvolvem o seu ritmo e consciência corporal ao dançar, verificando também se a dança influencia positivamente no desenvolvimento corporal e emocional desses indivíduos, procurando observar o processo de inclusão da pessoa surda em um grupo de dança para ouvintes e analisar os benefícios da mesma como atividade física para o aluno surdo. Conduzido a partir de uma abordagem qualitativa, utilizou-se apenas de um participante do sexo masculino, com 19 anos. A princípio foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre dança, deficiência e a dança para deficiente auditivo, a qual serviu para o aprofundamento da temática e parâmetros para as respostas encontradas. Como instrumento de coleta, foi realizada uma intervenção por meio da dança e após a mesma, uma entrevista semiestruturada. Os resultados demonstraram que a dança para o deficiente auditivo tem papel fundamental na comunicação por meio de seu corpo. O mesmo consegue dançar através das vibrações e expressões corporais das pessoas a sua volta. Esta modalidade fornece-lhes inúmeros benefícios, tais como o aumento da autoestima, do autoconceito, da autoconfiança e autoimagem, que são fatores essenciais para o desenvolvimento corporal e psíquico de todo ser humano. Logo, é de fundamental importância que sejam realizados estudos aprofundados sobre dança para deficiente auditivo. Portanto, sugere-se investimento em outras pesquisas com ações em dança para pessoas surdas, que se estendam em diversas faixas etárias.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DANÇANDO AO SOM DO SILÊNCIO: UM ESTUDO DE CASO. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2761