A SAÚDE DE MULHERES ACIMA DE CINQUENTA ANOS PRATICANTES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARES, BOTUCATU – SP
Palavras-chave:
Atividade física, mulheres, prevalência, saúde.Resumo
Embora se tenha observado políticas de incentivo a prática de atividade física, nota-se que o sedentarismo tem acometido diversos níveis sociais e faixas etárias. O cenário parece mais negativo em relação as mulheres, idosos e pessoas de menor escolaridade. Dessa forma, o presente trabalho objetiva estimar a prevalência de problemas de saúde entre mulheres fisicamente ativas acima de cinquenta anos em duas instituições esportivas do município de Botucatu, São Paulo. Utilizou-se estudo tipo transversal subsidiado por aplicação de questionários. Dentre os resultados, destacam-se mulheres de mais idade no N2 (p<0,001). Aproximadamente 8% referiram problemas cardíacos, 56,2% problemas osteoarticulares e 52,1% hipertensão. A partir dos dados apresentados, observou-se semelhança com a literatura. Destaca-se também a complexidade de variáveis envolvidas na determinação do estilo de vida ativo e compreensão da relação atividade física e estilo de vida ativo. Sugere-se estudos considerando outras variáveis relacionadas ao perfil epidemiológico desta população, como renda, escolaridade, uso de medicamentos e tipos de atividades físicas realizadas. Ainda indica-se a ampliação do conhecimento sobre condições e estilo de vida que poderia subsidiar novas formas de atendimento das necessidades de mulheres acima de cinquenta anos, maior estímulo à prática de atividade física orientada e respectivas contribuições ao cenário de saúde nos posteriores anos de vida.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A SAÚDE DE MULHERES ACIMA DE CINQUENTA ANOS PRATICANTES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARES, BOTUCATU – SP. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2740