CONDIÇÃO DE SAÚDE DE IDOSOS ADSCRITOS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA N°10 DO MUNICÍPIO DE ITAJAÍ-SC.
Palavras-chave:
Capacidade funcional, idosos, incapacidade e saúde, fisioterapiaResumo
Com o aumento da expectativa de vida e da longevidade, a preocupação com a capacidade funcional e condições de saúde dos idosos torna-se relevante. A capacidade funcional é caracterizada pela habilidade e independência para realizar determinadas atividades. Diante disso o objetivo dessa pesquisa é avaliar a condição de saúde multidimensional dos idosos da cidade de Itajaí-SC, considerando a capacidade funcional e morbidade associadas e autopercepção da saúde do idoso. Trata-se de pesquisa descritiva de base populacional e de caráter quantitativo. A população alvo constitui de idosos com idade igual ou superior a 60 anos de ambos os sexos, que aceitaram participar do estudo, cadastrados na Estratégia Saúde da Família n° 10 da Unidade Básica de Saúde do bairro Dom Bosco em Itajaí-SC. Como instrumento foi utilizado o questionário Brazil Old Age Schedule (BOAS). Dos 101 idosos, 95% estão satisfeitos com sua vida no geral e 78,2% relataram uma saúde boa/ótima. Dentre os principais problemas de saúde referidos destaca-se a Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Melittus e Artrite. Em relação à capacidade funcional, os idosos apresentaram altos índices de funcionalidade e autonomia, apesar de grande prevalência de morbidade. Isso comprova que as melhores condições de saúde estão relacionadas com capacidade funcional e não com presença de doenças. Conclui-se que a população estudada refere sua saúde no geral como boa\ótima, apresentando baixos níveis de incapacidades e grande prevalência de morbidades. Por isso surge a necessidade de ações de manutenção da capacidade funcional e prevenção, estimulando uma vida ativa e envelhecimento saudável.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CONDIÇÃO DE SAÚDE DE IDOSOS ADSCRITOS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA N°10 DO MUNICÍPIO DE ITAJAÍ-SC. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2717