OCORRÊNCIA DE SINTOMA OSTEOMUSCULAR EM TRABALHADORES DA INDÚSTRIA METALÚRGICA
Palavras-chave:
Sintoma Osteomuscular, Trabalho, IndústriaResumo
O objetivo do presente estudo foi verificar a ocorrência de dor em indivíduos de uma indústria metalúrgica da cidade de Ponta Grossa, PR. A coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação de cinco instrumentos: o primeiro composto por questões individuais; o segundo refere-se ao Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares adaptado; o terceiro ao Questionário McGill de dor; o quarto ao Questionário de Incapacidade de Roland Morris; e o quinto à Escala Analógica Visual de dor. Estes instrumentos tiveram como objetivos identificar e caracterizar os sintomas osteomusculares relativos à dor, bem como as regiões corporais mais acometidas. A amostra foi composta por 74 funcionários do sexo masculino, com idade média de 31 anos. Os resultados indicaram que as regiões de maior acometimento foram a região da coluna lombar com 69%, seguida por coluna torácica 65%, tornozelo e pé com 58%, punho, mãos e dedos com 56%, ombros com 48%, braço com 43%, antebraço com 36%, joelhos com 35%, cintura e coxa com 33%, pescoço com 30% e cotovelos com 16%. Nos trabalhadores com sintomas osteomusculares no segmento lombar da coluna vertebral, verificou-se um comprometimento funcional baixo relacionado com sua dor lombar. Na avaliação multidimensional da dor, observou-se que a categoria que obteve maior percentual foi a categoria avaliativa, que é aquela que permite expressar a avaliação global da experiência dolorosa. Quanto à intensidade da sensação dolorosa mensurada por meio da Escala Visual Analógica de dor, obteve-se uma média de 6.8 e desvio padrão de 1.8. Considerando o cenário pesquisado, identifica-se a necessidade de promover orientações, análises ergonômicas e ações preventivas visando a maneira mais adequada para o trabalhador desenvolver suas atividades, com o objetivo de eliminar ou minimizar a incidência de distúrbios osteomusculares.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
OCORRÊNCIA DE SINTOMA OSTEOMUSCULAR EM TRABALHADORES DA INDÚSTRIA METALÚRGICA. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2715