ACUPUNTURA AURICULAR NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA (TAG)
Palavras-chave:
Acupuntura Auricular, Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).Resumo
A ansiedade é uma reação normal a qualquer indivíduo, porém passa a ser reconhecida como patológica quando se torna exagerada, levando a uma diminuição na qualidade de vida, perda de desempenho e desconforto emocional. O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) atinge 5,1% da população, com prevalência de 11,5% dos atendimentos em unidades de saúde pública. Objetivo: avaliar a melhora dos sintomas ansiolíticos em portadores de TAG através da acupuntura auricular. Metodologia: Trata-se de um estudo quase experimental, quantitativo. Participaram do estudo 60 indivíduos de ambos os sexos com idades entre 20 e 64 anos portadores de TAG. Para avaliação do TAG foram utilizados dois questionários, as escalas de Hamilton e Zung, aplicadas antes e após a intervenção. Foram realizadas 10 aplicações de acupuntura auricular nos pontos Shen Men, Simpático, Rim, Tensão, Ansiedade 1 e 2 e Estômago com agulhas de 1,5mm. Os voluntários foram divididos aleatoriamente em dois grupos de 30, sendo um grupo tratado e outro controle. Resultados: o estudo demonstrou 68% de melhora dos sintomas de TAG segundo a escala de Hamilton e entre 90 e 95% de melhora na escala de Zung. Conclusão: Com os resultados obtidos neste estudo concluiu-se que o uso da acupuntura auricular para o TAG foi eficaz, sugerindo a possibilidade de seu uso em seguimentos públicos e privados como uma estratégia eficiente e de baixo custo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ACUPUNTURA AURICULAR NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA (TAG). (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2670