A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA AUXILIAR PARA A PRÁTICA ASSISTENCIAL DE ENFERMAGEM
Palavras-chave:
conhecimento, educação em saúde, enfermagem.Resumo
Nosso trabalho teve origem a partir de conceitos concebidos através da disciplina Educação em Saúde, do curso de Enfermagem, da FJN – Faculdade de Juazeiro do Norte, ministrada pela Profa. Dra. Stefânia Cartaxo Pessoa, também orientadora deste trabalho. Nossa pesquisa trata de um levantamento bibliográfico, firmado numa amostra de 38 artigos científicos da área de enfermagem, publicados em periódicos nacionais, no período de 2004 à 2011, analisados conforme área de pesquisa, identificação do pesquisador e abordagem metodológica. Observando, na área da saúde, que as dificuldades persistem em aparecer e que a necessidade de (re)planejar novas estratégias, buscando formas inovadoras da produção de ciências, evidencia-se, verificamos que o conhecimento é a principal ferramenta, que o homem, gradativamente, aperfeiçoa no processo histórico social, advinda de saberes populares e científicos, com reais possibilidades de modificar ou, ao menos, melhorar este quadro. Assim, procuramos mapear os estudos, de pesquisadores científicos, feitos na área da educação em saúde, vistos como uma solução capaz de transformar os precários sistemas de saúde, estes, ainda, responsáveis pelo bem estar da população, em geral. A relevância do nosso ensaio é outorgada pelas pesquisas de ações educativas, voltadas, cada vez mais, para áreas em situações de vulnerabilidade e degradação, construídas por um perfil de estudiosos que têm como valores a RESPONSABILIDADE SOCIAL e a DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).