APTIDÃO FÍSICA DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
Aptidão Física, Alunos de Educação Física, Avaliação.Resumo
A associação da aptidão física ligada à saúde é ao mesmo tempo um conceito e um instrumento operacional de medida de um conjunto de atributos fisiológicos, psicológicos e físicos que cada indivíduo possui em sua historia de vida em um determinado momento, cujos níveis estão intimamente ligados a um reduzido risco do desenvolvimento de doenças de natureza hipocinética. O presente estudo busca avaliar o nível de aptidão física em estudantes universitários do curso de Educação Física da Instituição de Ensino Superior Universidade Estácio de Sá campus Barra-Akxe, localizado no bairro da Barra da Tijuca no Município do Rio de Janeiro. Foram avaliados 38 indivíduos, 10 mulheres e 28 homens com média de idade de 25 para as mulheres e 26 anos para homens, do 3º ao 8º período. Foram realizadas avaliações funcionais com teste submáximo. O valor do Vo2 submáxio teve como média tanto para mulheres quanto para homens resultado classificado como razoável, segundo o Nomograma de Astrand e Rhyming,1954 apud Hespanha (2004). Concluímos através de nossa pesquisa, que a maioria dos avaliados encontram-se com um bom nível de aptidão física, levando em consideração os resultados obtidos através dos testes realizados.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).