INTERFERÊNCIA DA CORRIDA SOBRE A COMPOSIÇÃO CORPORAL EM INDIVÍDUOS SUBMETIDOS A UM TREINAMENTO DE FORÇA.
Palavras-chave:
Body Fat, Skinfold Thickness, Muscular hypertrophy.Resumo
A proposta desse estudo foi verificar o efeito de uma corrida de 15 minutos na composição corporal (CC) e na hipertrofia muscular de indivíduos submetidos há um treinamento de força (TF). A amostra foi composta de 60 indivíduos adultos de ambos os sexos, com faixa etária entre 18 e 40 anos, sedentários. Dividiu-se em dois grupos de 30 indivíduos (controle (S), em que foi realizado apenas o TF e o experimental (SR), que foi realizado o TF associado à corrida de 15 minutos) aplicando-se cada intervenção por um período de 10 semanas. Foi avaliada a CC, Relação Cintura-quadril (RCQ), Índice de Massa Corporal (IMC), estatura e massa corporal, antes e logo após o período de 10 semanas de cada treinamento. Em ambos os grupos, após o período de treinamento, não ocorreram diferenças significativas no IMC, massa corporal e RCQ (p>0,05). Porém os grupos aumentaram de forma significativa a massa livre de gordura no SR em mediana de 47,43 Kg para 50,15 Kg (p<0,001) e no S de 53,37 Kg para 55,37 Kg (p<0,001), assim como diminuíram a massa de gordura, no SR em mediana de 13,18 Kg para 11,39 Kg (p<0,001) e no S de 16,79 Kg para 14,82 Kg (p<0,001), percentual de gordura corporal no SR em média de 22,97±6,24 para 19,49±4,84 (p<0,001) e S de 25,36±4,21 para 22,07±3,43 (p<0,001). Os achados dessa pesquisa nos levam a crer que uma corrida de 15 minutos com uma intensidade de 75% da Freqüência Cardíaca máxima (FCmáx) da reserva (proposta por Karvonen) adicionada do TF não levaria a benefícios extras aos promovidos pela prática apenas do TF na CC, como também não atrapalharia a hipertrofia muscular.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
INTERFERÊNCIA DA CORRIDA SOBRE A COMPOSIÇÃO CORPORAL EM INDIVÍDUOS SUBMETIDOS A UM TREINAMENTO DE FORÇA. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2533