PILATES: RECURSO FISIOTERAPÊUTICO COMO MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS
Palavras-chave:
Pilates, Idoso e Qualidade de vida.Resumo
O método Pilates é de fundamental importância na realização das atividades da vida diária, em especial na população idosa que busca independência no seu cotidiano otimizando, uma nova postura e desenvolvendo maior mobilidade, equilíbrio e agilidade além de proporcionar bem-estar, físico e mental. O objetivo do presente artigo foi pesquisar o método Pilates como recurso fisioterapêutico, na melhora da qualidade de vida em Idosos. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica. Esta pesquisa preenche uma lacuna, que possa suprir as necessidades e a carência tanto aos profissionais da área de saúde como aos acadêmicos e profissionais de áreas afins, fazendo com que o idoso tenha prazer de realizar funções independentes, por mais simples que seja através de atividades físicas utilizando o método Pilates como recurso fisioterapêutico. Conclui-se que a atuação do Pilates na saúde do idoso está relacionada com a capacidade de obter um envelhecimento saudável, na manutenção e melhoria da função cognitiva, prevenindo doenças que possa restringir sua capacidade funcional, e com isso, exercer suas atividades de vida diária e profissionais de forma independente melhorando assim, sua qualidade de vida.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).