EDUCAÇÃO ESPECIAL E ACESSIBILIDADE NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: UM OLHAR HISTÓRICO E OS NOVOS PARADIGMAS DA MATRIZ DE APOIO À EDUCAÇÃO ESPECIAL (MAEE)
Palavras-chave:
Matriz de Apoio à Educação Especial, Cursos de Capacitação e Atualização, Desenvolvimento local, escolas privadasResumo
O Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM apresentou uma Matriz de Apoio à Educação Especial – MAEE, projeto inédito no Estado do Rio de Janeiro, visando dar apoio aos alunos com necessidades especiais, através de Cursos de Capacitação e Atualização. Esta Matriz foi pensada a partir da Resolução n. 4 (2009), que institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Este Projeto de Apoio à Melhoria do Ensino nas Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro (2009) foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ, com bolsa pesquisa e foi desenvolvido no Instituto de Educação Carmela Dutra, Madureira, Rio de Janeiro, no período compreendido entre 04/2010 e 05/2011. Acreditando em uma formação em torno dos ideais de inclusão e cidadania, tão caros à cultura democrática e tendo como um dos objetivos projetar a UNISUAM como pólo de excelência e liderança no Sistema Educacional Brasileiro, principalmente no que se refere à Educação Especial, foram realizados oito Cursos de Capacitação e Atualização. Em 2012 o projeto MAEE será realizado em escolas privadas do entorno da UNISUAM, unidade Bonsucesso, no Rio de Janeiro, visando Atualização e Qualificação de seu corpo docente. Seus principais objetivos são ensino, produção, divulgação, apoio, produção e pesquisa em Educação Especial.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EDUCAÇÃO ESPECIAL E ACESSIBILIDADE NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: UM OLHAR HISTÓRICO E OS NOVOS PARADIGMAS DA MATRIZ DE APOIO À EDUCAÇÃO ESPECIAL (MAEE). (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2509