PARAPLEGIA E CICLISMO DE PISTA – ESTUDO DE CASO SOBRE OS EFEITOS DE 10 SEMANAS DE TREINAMENTO NO DESEMPENHO DE UM PARA-ATLETA NA PROVA DE 1 KM (CONTRA-RELÓGIO)
Palavras-chave:
Paraplegia, Ciclismo de Pista, Potência.Resumo
Um grande desafio imposto pelo paraciclismo seria a utilização predominante dos membros inferiores, mesmo entre atletas que foram acometidos por lesões medulares. A paraplegia é um tipo de lesão medular, de origem traumática ou isquêmica, que reduz drasticamente o comando motor da região pélvica e dos membros inferiores, Objetivo: Realizar um estudo de caso sobre os efeitos de dez semanas de treinamento sobre o Pico de potência (PP), a velocidade máxima (Vmáx) e o índice de fadiga (IF) dessas variáveis, durante a simulação da prova de 1 km contra-relógio. Amostra: Um indivíduo paraplégico (33anos,75,5kg,1,79m) com experiência prévia no treinamento em CP. Metodologia: Realizar três avaliações (inicial, intermediária e final) que simulam a prova de 1 km contra-relógio, durante dez semanas de treinamento específico para desenvolvimento da velocidade. Foi utilizado um potencímetro da marca SRM® para a leitura contínua do tempo, distância, potência e velocidade. Resultados: A avaliação intermediária apresentou menor PP do que a avaliação inicial (202 e 205w) porém o IF da avaliação intermediária foi menor (53,2 e. 49,5%) . A avaliação final demonstrou o maior PP (216w), com o IF semelhante à inicial (53,2%). A Vmáx foi aumentada progressivamente no decorrer das três avaliações (28,8, 29,4 e 30,4 km/h). O IF da velocidade foi semelhante nas duas primeiras avaliações (11,8 e 11,9%) e maior na avaliação final (13,2%), porém nesta última foi registrado o menor tempo para completar o trajeto de 1km. Conclusão: O programa de treinamento proposto foi capaz de melhorar o desempenho do atleta/amostra deste estudo. Apesar de a paraplegia determinar características ímpares, atletas e treinadores devem ser encorajados a direcionar o treinamento de forma específica à modalidade.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).