JOGOS TRANSFORMADOS E RECRIADOS: UMA ANALISE ATRAVÉS DAS CATEGORIAS FUNDAMENTAIS PREDOMINANTES NAS ATIVIDADES LÚDICAS CONCEITUADA POR CAILLOIS
Palavras-chave:
Jogo, Transformação, RecriaçãoResumo
Por ser uma atividade culturalmente humana, o homem inventa e reinventa jogos e se diverte com eles desde que se tem conhecimento de sua existência. O objetivo desse trabalho é de analisar o processo de transformação e recriação do jogo que pode ocorrer dentro do contexto escolar nas aulas de educação física, e verificar se após o processo de recriação e transformação, as características desse jogo são modificadas? Os sujeitos da pesquisa foram constituídos por alunos do 1º ano do ensino médio da EE. Joaquim Abarca. Para analisar o jogo, seu processo de transformação e recriação foi elaborado três situações de aprendizagem para ser trabalhadas com os alunos. A análise do jogo transformado e recriado pelos alunos, foi realizada através das categorias fundamentais predominantes nas atividades lúdicas que são conceituadas por caillois (1990): agôn (jogos de competição), alea (jogos de sorte), mimicry (jogos de simulacro) e ilinx (jogos de vertigem), e nos 5 critérios ( 1 -jogo como fim e como meio; 2 – valores cooperativos; 3 – valorização da criatividade; 4 – Inclusão e respeito as diferenças), a ser respeitados pelos professores de Educação Física ao trabalhar os jogos nas escolas. (DOLIO, 2011). Dentre todos os jogos elaborados e vivenciados pelos alunos fizemos uma analise das características do jogo “queimada inteligente” transformada e recriadas pelos alunos. A queimada tradicional se caracteriza num jogo com características “agôn”, após a sua recriação “Queimada Inteligente”, a característica “agôn” dá espaço para outra característica o “Alea” jogo da sorte. Após a análise, concluímos que o processo de transformação e recriação do jogo que ocorre dentro do contexto escolar nas aulas de educação física, podem trazer grandes benefícios para os participantes. Como podemos observar as características iniciais dos jogos transformados e recriados são alteradas, tanto no processo como produto final.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
JOGOS TRANSFORMADOS E RECRIADOS: UMA ANALISE ATRAVÉS DAS CATEGORIAS FUNDAMENTAIS PREDOMINANTES NAS ATIVIDADES LÚDICAS CONCEITUADA POR CAILLOIS. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2469